...Suvaco da Cobra...


"Suvaco de cobra" um aglomerado urbano próximo a um rio curto e pouco profundo embora longo. Em epocas quentes os meninos e animais utilizam com praia. Em epocas de chuva o rio transborda e visita as casas sem ser convidado.
Uma explicação para o nome desta comunidade foi dada por uma das entrevistadas: "alguns pescadores encontram uma jiboia com um tamanho anormal." Após o acontecido atribuiram o nome a comunidade.
Alguns entrevistas revelaram ser catadores de caragueijo. Catam durante a semana e vendem nos fins de semana. Ganham 50 reais por semana nesta epoca do ano. E alguns possuem bolsa familia e atendem as necessidade da familia com esse dinheiro nas epocas do ano em que não é possivel catar carangueijo.







Polícia Civil indicia Lindemberg Alves e pai de EloáPublicado em 24.10.2008, às
18h27
A Polícia Civil indiciou nesta sexta-feira (24) o
seqüestrador e ex-namorado de Eloá Pimentel, Lindemberg Alves, de 22 anos, e o
pai dela, Everaldo Pereira dos Santos. Eloá foi morta com um tiro na cabeça
disparado por Lindemberg, após ser mantida em cárcere privado pelo ex-namorado
por quatro dias em Santo André

a vida continua...

No site da folha online esta um otimo artigo sobre esta favela localizada em Jaboatão dos Guararapes tido como o pior lugar do estado.












...boa viagem...


Bairro mais famoso de Recife e mais espetado por prédios os quais possuem um custo elevado na sua manuntenção visto que estão muito próximos ao mar, alguns tem parte sua base na areia da praia. É neste bairro que se encontra uma parte da populaçã economicamente ativa que possuem redimento elevados não são necessariamente ricos mas a circulação finaneceira é intensa neste bairro por que a apresença de várias lojas, mercados e prestadoras de serviços além de imoveis com flats ou kitnets.

As praias tem areia fina mas dependendo da quantidade de frequentadores a praia torna-se muito suja. Boa Viagem possui garis especificos para limpar a praia. Quanto ao mar que banha boa viagem serve apenas para ser observada porque a presernça de tubarões na agua torna uma atividade perigosa a pratica de surf.



Antes de se torna uma bairro espetado por prédios boa viagem era uma comunidade de pescadores. Sobreviam da pesca de subsistencia

A origem de Boa Viagem:

A povoação da Boa Viagem tem seu início no século XVII, devido à existência de algumas vendas que serviam de local de descanso dos viajantes que por ali transitavam vindos do caminho do sul da Capitania de Pernambuco. Uma dessas vendas era de propriedade de Manuel Fernandes Setúbal, nome atualmente relembrado na denominação do trecho hoje compreendido pelo bairro do Setúbal. Em 6 de junho de 1707, Baltazar da Costa Passos e sua mulher Ana de Araújo, moradores do Recife, fizeram uma doação ao padre Leandro Camelo, morador em Prazeres, de cem braças de terra para ali construir "uma capela para se dizer missa, com a invocação de Jesus, Maria e José", patrimônio acrescido de outras doações sucessivas. Em 1743 já estava a capela construída, administrada por um sacerdote nomeado pelo bispo, conforme inventário de 20 de novembro daquele ano, assinado pelo padre Inácio Ribeiro Noia, onde figura o "nicho dourado e pintado" com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos navegantes e viajantes que procediam do Sertão, bem como de outras imagens, alfaias e até um escravo de nome Miguel. Na fachada existia um sino e um alpendre, em forma de copiar, que veio a ser demolido em 1845, permanecendo a data de 1707 no seu frontispício.

trecho completo Site

Entrevista(1): senhor aposentado com diploma de contabilidade mora num apartamento com a esposa e, segundo ele, matém um nível de vida confortavel com suas duas aposentadorias aquais foram acumuladas ao longo de uma vida de trabalho(iniciada aos 14 anos). Conseguiu montar seu mundo: Esposa + dois filhos, adultos cada um segue sua vida independente. Ele respndeu todas perguntas de forma clara MAS abundante em seus detalhes. Não foi uma entrevista e sim uma aula de aposentadoria privada e futuro.

no mesmo prédio em andares diferentes

Entrevista(2): duas senhoras (irmãs) moram com a mãe em apartamento próprio. Todas solteiras e sem filhos. Cada uma tem renda mensal de 2.500 reais cada e são aposentadas a mais 10 anos. O apartamento foi comprado na epoca da ditadura militar , ou seja, possuem a 30 anos. A principal função delas é levar a cachorra ao veterinário!!! Não acreditava que este tipo de gente ainda existia na cidade.

Entrevista(3): senhor de de 92 anos responde concientemente as perguntas.Viuvi e pai de dois filhos [todos adultos e vivendo em outra cidade]. Médico especializado em ouvidos e nariz vivi e um apartamento a beira mar. Na sala recheada de quadros e artefatos cuja função é encher os olhos de quem vê ele (P1) respondeu as perguntas: aposentado há 30 anos. A emprega cuida da casa de P1 ao longo da semana com o domingo de folga(ganha bem).

Uma história de quase um século na minha frente e o máximo que pude reter foi os traços da face marcada pelo tempo e os olhos solto no ar como quem não vê a pessoa da frente. A empegada observou tudo atentamente e auxili-ou em algumas respostas. Ela (P2) tinha estatura media, levemente acima do peso, tinha um sorriso discreto e olhar curioso de quem procura algo.

Dados tirados de outros sites(Wiki):


Área Territorial (hectare): 738,1
População Residente: 100.388
População Residente por Sexo:
Masculina: 44.812
Feminina: 55.576
População por Faixa Etária:
0 - 4 anos: 5.795
5 - 14 anos: 13.817
15 - 39 anos: 43.506
40 - 59 anos: 24.993
60 anos e mais: 12.277
Taxa de Alfabetização da População de 15 anos e mais: 96,32%
Densidade:
Demográfica (Habitante/Hectare): 136,0
Domiciliar (Habitante/Domicílio): 3,25
Proporção de Mulheres Responsáveis Pelo Domicílio: 36,83%
Quantitativo de Imóveis por Uso (IPTU/Sec. de Finanças):
Imóveis Residenciais: 35.856
Imóveis não Residenciais: 7.764
Terrenos: 6.506
Zonas Especiais de Interesse Social e Áreas Pobres: Borborema, Entra Apulso, Ilha do Destino, Rosa Selvagem, Sítio Wanderley, Vila Arraes e Sítio Cardoso.
Fonte:Censo do IBGE (2000) e Prefeitura da Cidade do Recife

...Candeias...



Candeias, idem Piedade.Pertence ao municipio de Jaboatão dos Guarapes esta localizado apos Barra de Jangada. Bairro a beira mar intensamente espetado por prédios. Muitas casa de veraneios. As ruas são longas e vazias a maior parte delas não esta asfaltada o mar canta proximo do setor das entrevistas. O rosto da população local mostra os desenhos feito pelo sol ao longo dos anos.

Retirado do site da prefeitura de Jaboatão dos Guarapes

Candeias - Embora esteja localizada numa área de grande concentração urbana, entre Piedade e Barra de Jangada, as suas águas são limpas e rasas, com poucas ondas, o que a tornam ideal para o banho de mar. Também oferece uma boa infra-estrutura turística, contando com grande número de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.


...Piedade...



Piedade, bairro a beira mar intensamento espetado por prédios de diversos tamanhos e diversos preços. Infelizmente em 2008 o mar e proximo de piedade é inviavel a pratica de surf ou esporte aquaticos porque a presença de tubarões tornan essas atividades perigosas.
É impossivel vir até piedade e não olhar o mar ao mesmo tempo ficar pertubado com o barulho dos carros e ônibus. A presença de prédios famosos enobrece o bairro. Em outro blog muito bom a origem de piedade:

A Praia de Piedade só obteve esse nome quando foi construída a Capela que deu origem à atual Igraja da Piedade, defronte do mar e cujo construção foi atribuída a Francisco Gomes Salgueiro. Este, segundo a tradição, teria feito a promessa que construiria uma igreja em suas terras caso escapasse de um naufrágio. Cumpriu a promessa e doou o terreno da igreja aos frades carmelitas que ali instalaram um convento. A data da construção da igreja é de 1683, conforme consta no seu túmulo situado na mesma. Por estes idos a Praia também era conhecida como Praia de Francisco Gomes.

para ler o texto integra clicar AQUI

[09:30] Avenida Bernando Vieria de Melo. Uma entreveista. Faixa de rendimento 2000 a 2500. Pessoas presentes na entrevistas : duas. (mãe e filha).
Moram no apartamento ha oito anos somente os pai enquanto os filhos moram em suas casas. A filha presente na entrevista estava de visita.
O ócio colore a residência. A matriarca da casa não trabalha e numca trabalho. Uma perfeita dona de casa. O marido gerencia uma empresa pertencente a familia da esposa. Os filhos vivem suas vidas independentemente.

[10:00] Rua José Nunes da Cunha . Um senhor de cabelos grisalhos e uma senhora de rosto agradavel. São os unicos moradores do apartmento o qual é recheda de artefatos artistico cuja função era encher os olhos. Os filhos adultos exercem suas profissões na mesma cidade e moram em suas casas. P1 é oficial da aeronautica e possui curso superior em adiminstração. Apos aposentado exerceu por um periodo a profissão de adminstrado de empresas. Segundo P1:

" Fiz o meu dever agora o país tem de me levar nas costas "

A esposa de P1 tem formação até o segundo grau completo e o magisterio[não o superior]. Ensinou por alguns anos mas desistiu e dedicou seu tempo as atividade do lar. Como prêmio ver seus filhos viverem suas vidas de forma independentes.

Ambos não demonstraram interesse em iniciar um empreendimento ou ser socio de uma. Não
realizam atividades beneficiente embora P1 tenha revelado que "ajuda" na igreja com doações.


Piedade, esta localizada em Jaboatão do Guararapes conhecido como o berço de pernambuco. O brasão utilizado pela prefeitura segue:

...A musica das Ruas...

...para onde ande a pé ou onibus irei/iremos escultar essa musica[infantil] sendo tocada pelos vendedores de discos piratas em seus carros de madeiras que zinguizagueiam pelas ruas o dia inteiro.


Meu Novo Namorado

Mistura do Calypso

Composição: Elvis Pires / Rodrigo Mell

Não vou negar
Sofri demais quando você me deu o fora
Mas o tempo passa
O mundo gira, o mundo é uma bola

Pintei o meu cabelo, me valorizei
Entrei na academia, eu malhei, malhei
Dei a volta por cima e hoje te mostrei meu novo namorado

Pensou que eu ia chorar por você,
Que eu ia morrer de amor,
Que eu ia pedir pra voltar,
ah, ah, ah, ah, ah, ah
Que eu ia chorar por você,
Que eu ia morrer de amor,
Que eu ia pedir pra voltar.

Não vou negar,
Sofri demais quando você me deu o fora,
Mas o tempo passa,
O mundo gira, o mundo é uma bola.

Pintei o meu cabelo, me valorizei
Entrei na academia, eu malhei, malhei
Dei a volta por cima e hoje te mostrei meu novo namorado

Pensou que eu ia chorar por você,
Que eu ia morrer de amor,
Que eu ia pedir pra voltar,
ah, ah,ah, ah, ah, ah
Que eu ia chorar por você,
Que eu ia morrer de amor,
Que eu ia pedir pra voltar.



Mangueira


Mangueira bairro sem prédios. Muitas casas e ruas longas. A população é essencialmente mestiça. O comercio local é composto por pequenos supermercado e feiras livres e algumas pequenas lojas de lojas de roupas.




no site: http://www.pe-az.com.br/bairros_recife/bairros_mangueira.htm

enontrei esses dados:

O bairro da Mangueira integra a 5ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-5), a Sudoeste da cidade, formada por um total de 16 bairros.

O bairro está localizado nas proximidades de Afogados, San Martin e Estância.

Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população da Mangueira tinha uma renda média mensal de R$ 360,06 uma das 22 mais baixas na cidade. Outros dados do Censo:

População: 8.734 habitantes

Área: 30,1 hectares

Densidade: 290,05 hab./ha

1º Entrevista Realizada foi com um casal de idosos todo de cabelos brancos e pele rosada. Ambos comunicativos falaram de sua historia. Do dia em que se casaram. Da primeira casa no interior. A viagem sem volta para Recife. Dos bairros onde moraram até esse casa na qual foi realizada a entrevista. Tanto P1 como P2 são analfabeto e não demostraram interesse em aprender a ler ou a escrever. Quantos aos filhos[ 3 ] todos trabalhando, casados e morando em suas respectivas casas não concluiram seus estudos ou não foram felizes na vida escola. Apenas P2 a esposa de P1 trabalha como empregada domestica em casa de familia. Enquanto P1 esta desempregada ha alguns meses. A casa pequena acollhe bem aquelas pequenas vidas sem grandes ambições.

2º Entrevista foi realizada com uma mulher de 30 anos altura media cabelos castanhos escuros e olhos negros, pele morena labios pequenos e sorrioso leve e intenso. Tem um filho chamado Alex de quatro anos. Mãe solteira sobrevive com a venda e distribuição de água mineral. Estar disponivel ao trabalho de Segunda-feira até o Sabado. Mora ao lado da casa da mãe mas mantém sua privacidade e vida individual. Clara e sensata respondeu as perguntas de forma digna sem se abater pelo rotulo de "Mãe Solteira". Não terminou os estudos mas revelou sua intenção em termina-lo.

3º Entrevista:

A familia entrevista era adminsitrada por P1 a figura paterna não existia na residência. P1 é pessionista e respondeu a maioria das perguntas, ela tem o ensino fudamental incompleto. P2,P3 são filhas, estão desempregas e não teminaram o primeiro grau com filhos de colo esperam o dinheiro dos maridos. P4 trabalha, não tem filhos e concluio apenas o ensino fundamental. A cor dos moradores é negra com traços mestiços.

{ [ ( ! ) ] }

Quando ocorrem as entrevistas interpreto as frase soltas que juntas compõe a vida de uma pessoa, em alguns momentos desequilibro da fina linha quase invisível da corda que une o 'entrevistador' com o 'entrevistado', nesse momento ocorrem falhas na interpretação.
A entrevista é um momento de dialogo entre dois desconhecidos no qual é revelado o trajeto ou histórico de um deles para, dessa forma, seja possível determinar um melhor caminho à se percorrer para uma vida social ou profissional saudável.
Nas entrevistas encontro pessoas traçando suas histórias. Alguns usam receitas prontas (religiosas,culturais,etc) outros improvisam mas todos tem como base a busca da satisfação existencial: FE.LI.CI.DA.DE. Enfim, não existe uma lei exata naqual todos devam obedecer afim de serem coroados como os senhores da 'verdade absoluta' a qual só existe em teoria. Existimos ao acaso e nele nos auto-afirmamos como pessoas com identidade formada na historia individual ou coletiva.

Maracatu no Alto José Bonifácio

Maracatu no Alto José Bonifácio

12.10.2008

Jardim São Paulo

Jardim São Paulo





Um bairro com uma estrutura de casas limpas e ruas organizadas. Existe a prestação de serviços bancários e médicos facilmente acessíveis. O transporte público utiliza o asfalto bem acabado. Uma rica quantidade de postes com iluminação publica revela as praças do bairro as quais contem brinquedos para meninos e meninas. O comercio é essencialmente de vendas de alimentos industrializados (mercadinho) ou frutas legumes, etc. São pequenos empreendimentos mais muito frequentado pela população local. Pequenas compras mas em grande numero de saidas. A policia estava presente na avenida central no dia da entrevista. Os taxistas estão presentes na Rua Leandro Barreto.

A pessoa P1 foi entrevistada em casa: senhora idosa, aposentada há 23 anos, solteiro por opção própria. Não tem filhos mas informou ser visitado por um sobrinho. No momento da entrevista além de P1 estava uma empregada domestica ocupada com sua tarefas. O pequeno apt de P1 tinha dois quartos, uma cozinha, uma sala e uma varanda qual continha pequenas flores em vaso para uma decoração simples na entrada. O piso do apt era cerâmica com a verde claro e as parede tinha a cor de nuvens de uma dia ensolarado.

P1 estudou até o cientifico + curso de contabilidade [técnico]. Sua vida profissional foi variada em numero de empresas travalhada mas exerceu a mesma função: auxiliar administrativa no setor de contabilidade. Quando cheguei a porta do apt ela estava na janela esperando. Ao abrir a porta, estava usando camisola e seu rosto revelava o horário que tinha acordado: não mais que 1 hora. Respondeu as perguntas de forma clara e concisa.

Alguns Dados(site)
O bairro de Jardim São Paulo integra a 5ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-5), a Sudoeste da cidade, formada por um total de 16 bairros.
O bairro surgiu de um engenho-de-açúcar de mesmo nome existente naquela área.
Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população de Jardim São Paulo tinha uma renda média mensal de R$ 701,04. Outros dados do Censo:
População: 29.614 habitantes
Área: 254,6 hectaresDensidade: 116,30 hab./ha

...ainda em Coqueral...

...continuando as entrevistas no sertor: Coqueiral. A felicidade de uma idosa de 67 merece ser registrada neste blog. Na Rua da Encosta estar a casa da senhora P1, segunda ela, única moradora da residência. Com cabelos grisalhos e pele da cor de maça, as senhora P1 recebeu-me com bom humor. Quando cheguei, ela estava costurando alguns panos enquanto ouvia música. Aposentada há sete anos, viúva ha 10 anos embora tenha quatro filhos e dois netos, todos morando em São Paulo, escolheu morar individualmente em sua casa a qual tem um espaço amplo para compor seus moveis, tv, geladeira e outras coisas ... Quando questionei sobre seus planos para o futuro ela foi breve :

" irei aproveita! Com todos os filhos crescido e morando em suas casas não preciso me preocupar. Vou ao bingo, vou ao forro, vou para a praia, assitiu minha novela..."

P1 frequentou até a segunda série do ensino primário antes de 1972. A vida profissional não existiu, limitou-se as tarefas do lar o que exigiu do seu falecido marido completa responsabilidade pelos atendimento das necessidades financeiras da familia a qual era composta por quatro filhos dois meninos e duas meninas. Antes de entrevista-la P1 preenchia o vazio da casa com uma música, em portugues, no volume mais alto possivel.

Proximo o Coqueiral está o famoso presido Anibal Bruno e o Parque das flores[ um cemiterio muito famoso]


Alguns pontos do morro são cobertos por lona preta para evitar
deslizamento quando ocorre chuvas. Existe, também, alguma escadarias longas as quais costuram o bairro ligando um ponto outro. A arquitetura do bairro lembra uma equação caotica.




Coqueiral

:::::::: C o q u e i r a l :::::::::



Coqueiral posso defini-la com um conjuntos de casas sobre vários morros e alguns com lona para evitar deslizamento. A vegetação verde decora alguns pontos do bairro cobrindo o barro vermelho com um manta verde. As ruas são asfaltadas e possuem iluminação publica e suas principais características é a altura das ruas o quê exige muito fôlego dos "pedestres".O tamanho das casas variam: pequenas, médias, grandes. A cor da pele da população local é composto de negros, pardos e mulatos. A cor dos olhos dos entrevistados é negro. O transporte publico esta presente no bairro: ônibus ou metro. As linhas de ônibus: Toto-Boa Viagem, Toto ... Mas o metro atende a grande demanda de usuários.



A primeira entrevista foi realizada na Rua Das Flores na casa 118, havia duas pessoas na casa: mãe e filha. A familia entrevistada reside em uma casa de tamanho media a qual abriga cinco pessoas. Uma mãe dedicada ao lar sem ambições profissionais. Um pai de familia tipicamente brasileiro, embora não estivesse no momento da entrevista não é dificil desenhar sua imagem: homem-trabalho. O restante dos moradores são duas filhas e um neta ( da união do filho já falecido com outra mulher).

Posso resumir a familia entrevistada da seguinte forma:
A mãe nunca trabalhou fora de casa. O pai sempre atendeu financeiramente as necessidades da familia. Um filho homem faleceu alguns anos. Duas filhas com 25anos e 26 anos. A filha de 25 anos (ai que pernão!!) tenta recuperar o fracasso da vida academica voutando a estudar (6º e 7º serie do ensino fundamenteal) a filha de 26 anos segu sua vida trabalhando em uma empresa de tecidos. Ambas são solteiras(pelo menos não tem filhos ou relacionamentos evidentes).
A primeira imagem não são pessoas extremamente interessantes mas simbolizam perfeitamente o icone da familia de classe media baixa.

Quando estava chegando nesta residencia ouvi o seguinte trecho da conversa entre as duas moradoras(mãe e filha(25)):

"... o que é sacanagem? Sei lá! Sacanagem é filme porno! E você não vai dar... ? Vai ficar moça a vida inteira ...? Sei lá."...

[eu] Bom dia sou do IBGE a sua casa foi selecionada a aparticipar de uma pesquisa sobre emprego e educação ...

Segunda familia entrevista: foi uma familia no limite da fragilidade financieira.

Localizada na Rua Glura, uma transversal da Rua Maracai de numero 54. A precaria casa moram seis pessoas. O pai (trabalha como desgarregador), Mãe(dona-de-casa) e quatro filhos (dois adolescente e duas crianças, ou seja pessoa menores de 10 anos). A renda da familia segundo a Mãe era de 240,00 R$ mensais e somente o pai trabalhava na residência. Ao lado da casa deles mora o avô[no momento da entrevista esta comendo pão com menteiga e café] tinha a cor negra manchado com um branco nos cabelos e os netos[boizinhos os quais escultavam rip-rop no dvd da sala]. A qualidade das roupas dos netos eram melhores do que as roupas dos filhos da residencia selecionada para entrevista.
O pequeno humanismo da Matriaca da casa, estava reduzido a educar ou manter a ordem dentra do lar. O relacionamento com a vizinha estava limitado a pequenos favores ou doações quando possivel. O pai trabalha de madrugada em uma distribuidora de alimentos e só estar em casa apartir do meio dia.
O fato de não possuir Bolsa Familia ou Bolsa Escola[segundo a Matriarca] limita a vida da familia e sobrecarregando o Patriarca com despesas pesadas.

O grau escolar da Pai é 4º Serie do fundamental[a matriarca informou orgulhosa!]. O grau escolar da Mãe é 3º mas demostrou interesse em continuar os estudos no proxima ano. Todos os filhos estão matriculados na escola no ensino fundamental [menos um por falta de vaga na escola] esperavam o café da manhã brincando na frente da casa.

Senti alivio ao sair daquela casa e não ser obrigado a viver sobre tais condições, porém, senti culpa por ser indiferente e não dar iniciativa para auxilia-los no atendimento de alguns necessidades: obtenção da bolsa familia.


A Na frente de uma escola publica havia grafitagens caracterizando o espirito do aluno.

"Lembre-se Nenhum momento na vida se repete na mesma forma. "

Luther

Alto José Bonifácio

Alto José Bonifácio


Alto José Bonifácio. 22 casa para entrevistar. Visitadas 16. Com muito esforço. Nunca subi tantas escadarias. E o sol batizou-me com seu brilho o dia inteiro. Conversei com pessoas. Se percebi-os? Alguns! Se me perceberam? Alguns! No fim meus calos doem.




Alto José Bonifácio é caracterizado pela presença desordenada de casas as quais foram acumulando em terreno ou solo com muita acidentado. Alguns cassa estão muito proximos a barrancos, para não correr desmoronamentos foram colocados lonas negras o ano inteiro. As plantas presentes eram bananeiras(!), as plantas rasteiras. O numero de escadarias é grande, contei 7 com extensão vasta de degraus. A água nas casas vem da compesa. As ruas possuem postes com iluminação pública. Nas escadarias a presença de postes variam. O esgoto em alugns casos é em seu aberto. O lixo em alguns pontos esta acumulado. A estetica arquitetônica é caotica.



As pessoas são gentis e receptiveis. A cor da pele predominante é negra e mulata. A maior parte da população pesquisada se mulher trabalha como empregada domestica sem carteira assinada, se homem trabalha no setor de construção civil como pedereiro ou motorista de ônibus para transpote urbano. Os chefes de familia todos frequentaram a escola embora algunas tenha afirmado não saber ler ou escrever. Todos os filhos nas familias pesquisadas estão na escola e frequentam regularmente as aulas. Em todas as familias pelo menos uma pessoa trabalha(geralmente o homem).


A única excessão na entrevista ocorreu com uma entrevistadora a qual possui deficiência física no lado esquerdo do corpo e estar abaixo do peso. Segundo ela, não possui renda por não ter condições físicas ou mentais para trabalho regular. Recebia




As familias diferem pouco. Após a gravidez todos os membros da familia se isolam no trabalham e pronunciam triunfantes "faço tudo para meus filhos....". A mesma coisa dita pelos ontem pais dos filhos de hoje. Uma roda gigante. Os avôs brincam com seus novos brinquedos falantes.



A maioria das escolas são publicas e todos os alunos usam fardas.


Meu presente foi observar o rosto de um moça. E deixa-la me observar. Seio que não é correto mas ocorreu...

O momento incomodo ocorreu quando um homem aparentando maior de 50 anos apos cair de uma das escadarias e fraturar um dos pés, a população local se mobilizou para socorre o individou enquanto sua esposa ou irmã aos gritos pedia a um santo solução para seu problema.