Coqueiral

:::::::: C o q u e i r a l :::::::::



Coqueiral posso defini-la com um conjuntos de casas sobre vários morros e alguns com lona para evitar deslizamento. A vegetação verde decora alguns pontos do bairro cobrindo o barro vermelho com um manta verde. As ruas são asfaltadas e possuem iluminação publica e suas principais características é a altura das ruas o quê exige muito fôlego dos "pedestres".O tamanho das casas variam: pequenas, médias, grandes. A cor da pele da população local é composto de negros, pardos e mulatos. A cor dos olhos dos entrevistados é negro. O transporte publico esta presente no bairro: ônibus ou metro. As linhas de ônibus: Toto-Boa Viagem, Toto ... Mas o metro atende a grande demanda de usuários.



A primeira entrevista foi realizada na Rua Das Flores na casa 118, havia duas pessoas na casa: mãe e filha. A familia entrevistada reside em uma casa de tamanho media a qual abriga cinco pessoas. Uma mãe dedicada ao lar sem ambições profissionais. Um pai de familia tipicamente brasileiro, embora não estivesse no momento da entrevista não é dificil desenhar sua imagem: homem-trabalho. O restante dos moradores são duas filhas e um neta ( da união do filho já falecido com outra mulher).

Posso resumir a familia entrevistada da seguinte forma:
A mãe nunca trabalhou fora de casa. O pai sempre atendeu financeiramente as necessidades da familia. Um filho homem faleceu alguns anos. Duas filhas com 25anos e 26 anos. A filha de 25 anos (ai que pernão!!) tenta recuperar o fracasso da vida academica voutando a estudar (6º e 7º serie do ensino fundamenteal) a filha de 26 anos segu sua vida trabalhando em uma empresa de tecidos. Ambas são solteiras(pelo menos não tem filhos ou relacionamentos evidentes).
A primeira imagem não são pessoas extremamente interessantes mas simbolizam perfeitamente o icone da familia de classe media baixa.

Quando estava chegando nesta residencia ouvi o seguinte trecho da conversa entre as duas moradoras(mãe e filha(25)):

"... o que é sacanagem? Sei lá! Sacanagem é filme porno! E você não vai dar... ? Vai ficar moça a vida inteira ...? Sei lá."...

[eu] Bom dia sou do IBGE a sua casa foi selecionada a aparticipar de uma pesquisa sobre emprego e educação ...

Segunda familia entrevista: foi uma familia no limite da fragilidade financieira.

Localizada na Rua Glura, uma transversal da Rua Maracai de numero 54. A precaria casa moram seis pessoas. O pai (trabalha como desgarregador), Mãe(dona-de-casa) e quatro filhos (dois adolescente e duas crianças, ou seja pessoa menores de 10 anos). A renda da familia segundo a Mãe era de 240,00 R$ mensais e somente o pai trabalhava na residência. Ao lado da casa deles mora o avô[no momento da entrevista esta comendo pão com menteiga e café] tinha a cor negra manchado com um branco nos cabelos e os netos[boizinhos os quais escultavam rip-rop no dvd da sala]. A qualidade das roupas dos netos eram melhores do que as roupas dos filhos da residencia selecionada para entrevista.
O pequeno humanismo da Matriaca da casa, estava reduzido a educar ou manter a ordem dentra do lar. O relacionamento com a vizinha estava limitado a pequenos favores ou doações quando possivel. O pai trabalha de madrugada em uma distribuidora de alimentos e só estar em casa apartir do meio dia.
O fato de não possuir Bolsa Familia ou Bolsa Escola[segundo a Matriarca] limita a vida da familia e sobrecarregando o Patriarca com despesas pesadas.

O grau escolar da Pai é 4º Serie do fundamental[a matriarca informou orgulhosa!]. O grau escolar da Mãe é 3º mas demostrou interesse em continuar os estudos no proxima ano. Todos os filhos estão matriculados na escola no ensino fundamental [menos um por falta de vaga na escola] esperavam o café da manhã brincando na frente da casa.

Senti alivio ao sair daquela casa e não ser obrigado a viver sobre tais condições, porém, senti culpa por ser indiferente e não dar iniciativa para auxilia-los no atendimento de alguns necessidades: obtenção da bolsa familia.


A Na frente de uma escola publica havia grafitagens caracterizando o espirito do aluno.

"Lembre-se Nenhum momento na vida se repete na mesma forma. "

Luther

0 comentários: