Alto José Bonifácio

Alto José Bonifácio


Alto José Bonifácio. 22 casa para entrevistar. Visitadas 16. Com muito esforço. Nunca subi tantas escadarias. E o sol batizou-me com seu brilho o dia inteiro. Conversei com pessoas. Se percebi-os? Alguns! Se me perceberam? Alguns! No fim meus calos doem.




Alto José Bonifácio é caracterizado pela presença desordenada de casas as quais foram acumulando em terreno ou solo com muita acidentado. Alguns cassa estão muito proximos a barrancos, para não correr desmoronamentos foram colocados lonas negras o ano inteiro. As plantas presentes eram bananeiras(!), as plantas rasteiras. O numero de escadarias é grande, contei 7 com extensão vasta de degraus. A água nas casas vem da compesa. As ruas possuem postes com iluminação pública. Nas escadarias a presença de postes variam. O esgoto em alugns casos é em seu aberto. O lixo em alguns pontos esta acumulado. A estetica arquitetônica é caotica.



As pessoas são gentis e receptiveis. A cor da pele predominante é negra e mulata. A maior parte da população pesquisada se mulher trabalha como empregada domestica sem carteira assinada, se homem trabalha no setor de construção civil como pedereiro ou motorista de ônibus para transpote urbano. Os chefes de familia todos frequentaram a escola embora algunas tenha afirmado não saber ler ou escrever. Todos os filhos nas familias pesquisadas estão na escola e frequentam regularmente as aulas. Em todas as familias pelo menos uma pessoa trabalha(geralmente o homem).


A única excessão na entrevista ocorreu com uma entrevistadora a qual possui deficiência física no lado esquerdo do corpo e estar abaixo do peso. Segundo ela, não possui renda por não ter condições físicas ou mentais para trabalho regular. Recebia




As familias diferem pouco. Após a gravidez todos os membros da familia se isolam no trabalham e pronunciam triunfantes "faço tudo para meus filhos....". A mesma coisa dita pelos ontem pais dos filhos de hoje. Uma roda gigante. Os avôs brincam com seus novos brinquedos falantes.



A maioria das escolas são publicas e todos os alunos usam fardas.


Meu presente foi observar o rosto de um moça. E deixa-la me observar. Seio que não é correto mas ocorreu...

O momento incomodo ocorreu quando um homem aparentando maior de 50 anos apos cair de uma das escadarias e fraturar um dos pés, a população local se mobilizou para socorre o individou enquanto sua esposa ou irmã aos gritos pedia a um santo solução para seu problema.


0 comentários: