...JARDIM MARANGUAPE...

Jardim Maranguape é um aglomerado urbano composto em sua grande maioria por blocos residênciais nos quais familias moram durante a noite(murcegos) porque durante o dia estão trabalhando ou estudando em outros locais. Os edificios por fora têm uma aparencia desgastada porém quando observados por dentro apresenteam uma aparência melhor. Os vários portões ou grades lembram um presidio. Algumas ruas não possuem asfaltos mas todas existem iluminação publica. O policiamento esta presente em viaturas a qual transita regularmente pelas ruas. Muitas ruas não possuem nomes e sim numero: 101,102,103...  Os individuos entrevistados apresentaram uma boa aprência e cordialidade. A maioria dos entrevistados conviviam em familia de quatro membros: um pai, uma mãe e dois filhos(um menino e uma menina) OU uma mãe, dois filhos e um avô. Alguns casos foi possível encontrar uma unico morador e ele(a) trabalhava como professor(a) da rede publica. 
O comercio local está resumido a lanchonete ou lã house. Vários bares e churrascarias proliferam pelas avenidas caracteristica de uma cultura de massa presa a celebração do prazer....
Enfim um bairro tedioso...

...lendar urbana...


... quem escreve textos nos asfaltos durante a madruga enquanto o população dita normal esta dormindo...

...Rio Doce...

...Rio Doce
Olinda bairro necessariamente preenchido por condominios. Os moradores trabalham em locais diferentes. Os blocos residências espetam a paisagem urbana.
Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Doce_(Olinda)

... proximo passo ...

... criatividade nas ruas ...


... cada corroceiro 'enfeita' sua carroça da forma que melhor...
... autor da atitude criativa: Amisterdan

...Macacos...



"Macacos" é um nome dado a um sub-bairro de Guabiraba mas conhecido como Sitio dos
Macacos. O bairro da Guabiraba integra a 3ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-3), a Noroeste da cidade, formada por um total de 29 bairros.
A Guabiraba está localizada entre os bairros de Passarinho, Brejo da Guabiraba, Pau Ferro e Dois Irmãos. É o maior bairro recifense em extensão territorial.Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população da Guabiraba tinha uma renda média mensal de R$ 353,52.
Outros dados do Censo:
População: 7.318 habitantes
Área: 4.196,1 hectares Densidade: 1,74 hab./ha

...Nova Descoberta...



Nova descoberta é um bairro de Recife. Nas construções irregulares das casas esta a gente bonita que sustenta com seu trabalho a cidade de Recife. Pessoas humildes com suas historias:algunas bonitas e outras nem tanto.

...Vasco da Gama...

Vasco da Gama é um bairro da região metropolitana de Recife. Fica proximo ao morro da conceição e Casa Amarela. É um mosaico de casas sobre morros. O caos é belo ali. O tempo desliza pelas casas e forma uma população sonhadora. A maioria das pessoas residentes são jovens, jovens demais para construir uma familia. Pessoas simples que deixaram os estudos para trabalhar e moldarem a imagem da população sofredora. A maoiria é belamente negra. As ruas são linhas desenhadas por uma criança: lembra um labirinto, só a voz é capaz de retirar um individuo de lar.

O bairro do Vasco da Gama integra a 3ª Região Político-Administrativa do Recife (RPA-3), a Noroeste da cidade, formada por um total de 29 bairros.
O bairro está localizado nas proximidades dos bairros de Nova Descoberta, Alto José Bonifácio, Morro da Conceição e Casa Amarela.
Conforme dados do Censo IBGE, em 2000 a população do Vasco da Gama tinha uma renda média mensal de R$ 352,02.

Outros dados do Censo:
População: 29.426 habitantes
Área: 161,4 hectares
Densidade: 182,31 hab./ha

...Pau Amarelo...

Pau Amarelo



..longas ruas com casas vazias. Asfaltos de areia. População negra ou mestiça. O setor estava proximo da Praia. O sol Brilho muito no dia da entrevista.
A praia de Pau Amarelo pertence ao bairro homônimo, correspondendo à faixa litoranea ao longo da qual se estende a Avenida Cláudio José Gueiros Leite (ou PE-01) ligada à Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti pela Ponte do Janga. Trata-se, atualmente, de um bairro praieiro compreendido entre os bairros do Janga (ao Sul) e de Maria Farinha (ao Norte), na cidade do Paulista, no lotoral norte do estado de Pernambuco.

... Caetes I...

... Caetes I...

....Santo Amaro Ilha de João de Barros...

....Santo Amaro Ilha de João de Barros...

....afogados...













Afogados









... Santo Aleixo...























Santo Aleixo
é um distrito de Jaboatão dos Guararapes. Para chegar a este setor é necessário um viajar de metro até Jaboatão e subir no onibus Santo Aleixo/entre Rios após 35' minutos de viajem chegamos ao ponto de pesquisa.

A presença de grandes areas destinadas ao cultivo de cana denuncia a economina dependente das industrias de alcool derivada de cana de açucar.

...Suvaco da Cobra...


"Suvaco de cobra" um aglomerado urbano próximo a um rio curto e pouco profundo embora longo. Em epocas quentes os meninos e animais utilizam com praia. Em epocas de chuva o rio transborda e visita as casas sem ser convidado.
Uma explicação para o nome desta comunidade foi dada por uma das entrevistadas: "alguns pescadores encontram uma jiboia com um tamanho anormal." Após o acontecido atribuiram o nome a comunidade.
Alguns entrevistas revelaram ser catadores de caragueijo. Catam durante a semana e vendem nos fins de semana. Ganham 50 reais por semana nesta epoca do ano. E alguns possuem bolsa familia e atendem as necessidade da familia com esse dinheiro nas epocas do ano em que não é possivel catar carangueijo.







Polícia Civil indicia Lindemberg Alves e pai de EloáPublicado em 24.10.2008, às
18h27
A Polícia Civil indiciou nesta sexta-feira (24) o
seqüestrador e ex-namorado de Eloá Pimentel, Lindemberg Alves, de 22 anos, e o
pai dela, Everaldo Pereira dos Santos. Eloá foi morta com um tiro na cabeça
disparado por Lindemberg, após ser mantida em cárcere privado pelo ex-namorado
por quatro dias em Santo André

a vida continua...

No site da folha online esta um otimo artigo sobre esta favela localizada em Jaboatão dos Guararapes tido como o pior lugar do estado.












...boa viagem...


Bairro mais famoso de Recife e mais espetado por prédios os quais possuem um custo elevado na sua manuntenção visto que estão muito próximos ao mar, alguns tem parte sua base na areia da praia. É neste bairro que se encontra uma parte da populaçã economicamente ativa que possuem redimento elevados não são necessariamente ricos mas a circulação finaneceira é intensa neste bairro por que a apresença de várias lojas, mercados e prestadoras de serviços além de imoveis com flats ou kitnets.

As praias tem areia fina mas dependendo da quantidade de frequentadores a praia torna-se muito suja. Boa Viagem possui garis especificos para limpar a praia. Quanto ao mar que banha boa viagem serve apenas para ser observada porque a presernça de tubarões na agua torna uma atividade perigosa a pratica de surf.



Antes de se torna uma bairro espetado por prédios boa viagem era uma comunidade de pescadores. Sobreviam da pesca de subsistencia

A origem de Boa Viagem:

A povoação da Boa Viagem tem seu início no século XVII, devido à existência de algumas vendas que serviam de local de descanso dos viajantes que por ali transitavam vindos do caminho do sul da Capitania de Pernambuco. Uma dessas vendas era de propriedade de Manuel Fernandes Setúbal, nome atualmente relembrado na denominação do trecho hoje compreendido pelo bairro do Setúbal. Em 6 de junho de 1707, Baltazar da Costa Passos e sua mulher Ana de Araújo, moradores do Recife, fizeram uma doação ao padre Leandro Camelo, morador em Prazeres, de cem braças de terra para ali construir "uma capela para se dizer missa, com a invocação de Jesus, Maria e José", patrimônio acrescido de outras doações sucessivas. Em 1743 já estava a capela construída, administrada por um sacerdote nomeado pelo bispo, conforme inventário de 20 de novembro daquele ano, assinado pelo padre Inácio Ribeiro Noia, onde figura o "nicho dourado e pintado" com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos navegantes e viajantes que procediam do Sertão, bem como de outras imagens, alfaias e até um escravo de nome Miguel. Na fachada existia um sino e um alpendre, em forma de copiar, que veio a ser demolido em 1845, permanecendo a data de 1707 no seu frontispício.

trecho completo Site

Entrevista(1): senhor aposentado com diploma de contabilidade mora num apartamento com a esposa e, segundo ele, matém um nível de vida confortavel com suas duas aposentadorias aquais foram acumuladas ao longo de uma vida de trabalho(iniciada aos 14 anos). Conseguiu montar seu mundo: Esposa + dois filhos, adultos cada um segue sua vida independente. Ele respndeu todas perguntas de forma clara MAS abundante em seus detalhes. Não foi uma entrevista e sim uma aula de aposentadoria privada e futuro.

no mesmo prédio em andares diferentes

Entrevista(2): duas senhoras (irmãs) moram com a mãe em apartamento próprio. Todas solteiras e sem filhos. Cada uma tem renda mensal de 2.500 reais cada e são aposentadas a mais 10 anos. O apartamento foi comprado na epoca da ditadura militar , ou seja, possuem a 30 anos. A principal função delas é levar a cachorra ao veterinário!!! Não acreditava que este tipo de gente ainda existia na cidade.

Entrevista(3): senhor de de 92 anos responde concientemente as perguntas.Viuvi e pai de dois filhos [todos adultos e vivendo em outra cidade]. Médico especializado em ouvidos e nariz vivi e um apartamento a beira mar. Na sala recheada de quadros e artefatos cuja função é encher os olhos de quem vê ele (P1) respondeu as perguntas: aposentado há 30 anos. A emprega cuida da casa de P1 ao longo da semana com o domingo de folga(ganha bem).

Uma história de quase um século na minha frente e o máximo que pude reter foi os traços da face marcada pelo tempo e os olhos solto no ar como quem não vê a pessoa da frente. A empegada observou tudo atentamente e auxili-ou em algumas respostas. Ela (P2) tinha estatura media, levemente acima do peso, tinha um sorriso discreto e olhar curioso de quem procura algo.

Dados tirados de outros sites(Wiki):


Área Territorial (hectare): 738,1
População Residente: 100.388
População Residente por Sexo:
Masculina: 44.812
Feminina: 55.576
População por Faixa Etária:
0 - 4 anos: 5.795
5 - 14 anos: 13.817
15 - 39 anos: 43.506
40 - 59 anos: 24.993
60 anos e mais: 12.277
Taxa de Alfabetização da População de 15 anos e mais: 96,32%
Densidade:
Demográfica (Habitante/Hectare): 136,0
Domiciliar (Habitante/Domicílio): 3,25
Proporção de Mulheres Responsáveis Pelo Domicílio: 36,83%
Quantitativo de Imóveis por Uso (IPTU/Sec. de Finanças):
Imóveis Residenciais: 35.856
Imóveis não Residenciais: 7.764
Terrenos: 6.506
Zonas Especiais de Interesse Social e Áreas Pobres: Borborema, Entra Apulso, Ilha do Destino, Rosa Selvagem, Sítio Wanderley, Vila Arraes e Sítio Cardoso.
Fonte:Censo do IBGE (2000) e Prefeitura da Cidade do Recife

...Candeias...



Candeias, idem Piedade.Pertence ao municipio de Jaboatão dos Guarapes esta localizado apos Barra de Jangada. Bairro a beira mar intensamente espetado por prédios. Muitas casa de veraneios. As ruas são longas e vazias a maior parte delas não esta asfaltada o mar canta proximo do setor das entrevistas. O rosto da população local mostra os desenhos feito pelo sol ao longo dos anos.

Retirado do site da prefeitura de Jaboatão dos Guarapes

Candeias - Embora esteja localizada numa área de grande concentração urbana, entre Piedade e Barra de Jangada, as suas águas são limpas e rasas, com poucas ondas, o que a tornam ideal para o banho de mar. Também oferece uma boa infra-estrutura turística, contando com grande número de bares, restaurantes, hotéis e pousadas.


...Piedade...



Piedade, bairro a beira mar intensamento espetado por prédios de diversos tamanhos e diversos preços. Infelizmente em 2008 o mar e proximo de piedade é inviavel a pratica de surf ou esporte aquaticos porque a presença de tubarões tornan essas atividades perigosas.
É impossivel vir até piedade e não olhar o mar ao mesmo tempo ficar pertubado com o barulho dos carros e ônibus. A presença de prédios famosos enobrece o bairro. Em outro blog muito bom a origem de piedade:

A Praia de Piedade só obteve esse nome quando foi construída a Capela que deu origem à atual Igraja da Piedade, defronte do mar e cujo construção foi atribuída a Francisco Gomes Salgueiro. Este, segundo a tradição, teria feito a promessa que construiria uma igreja em suas terras caso escapasse de um naufrágio. Cumpriu a promessa e doou o terreno da igreja aos frades carmelitas que ali instalaram um convento. A data da construção da igreja é de 1683, conforme consta no seu túmulo situado na mesma. Por estes idos a Praia também era conhecida como Praia de Francisco Gomes.

para ler o texto integra clicar AQUI

[09:30] Avenida Bernando Vieria de Melo. Uma entreveista. Faixa de rendimento 2000 a 2500. Pessoas presentes na entrevistas : duas. (mãe e filha).
Moram no apartamento ha oito anos somente os pai enquanto os filhos moram em suas casas. A filha presente na entrevista estava de visita.
O ócio colore a residência. A matriarca da casa não trabalha e numca trabalho. Uma perfeita dona de casa. O marido gerencia uma empresa pertencente a familia da esposa. Os filhos vivem suas vidas independentemente.

[10:00] Rua José Nunes da Cunha . Um senhor de cabelos grisalhos e uma senhora de rosto agradavel. São os unicos moradores do apartmento o qual é recheda de artefatos artistico cuja função era encher os olhos. Os filhos adultos exercem suas profissões na mesma cidade e moram em suas casas. P1 é oficial da aeronautica e possui curso superior em adiminstração. Apos aposentado exerceu por um periodo a profissão de adminstrado de empresas. Segundo P1:

" Fiz o meu dever agora o país tem de me levar nas costas "

A esposa de P1 tem formação até o segundo grau completo e o magisterio[não o superior]. Ensinou por alguns anos mas desistiu e dedicou seu tempo as atividade do lar. Como prêmio ver seus filhos viverem suas vidas de forma independentes.

Ambos não demonstraram interesse em iniciar um empreendimento ou ser socio de uma. Não
realizam atividades beneficiente embora P1 tenha revelado que "ajuda" na igreja com doações.


Piedade, esta localizada em Jaboatão do Guararapes conhecido como o berço de pernambuco. O brasão utilizado pela prefeitura segue: